DISLEXIA versus L.G.B.T.

Publicado: 24 abril, 2010 em Uncategorized

Dislexia!

"O que é a Dislexia? Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. É uma condição hereditária por alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico."
– trecho do folheto "Saiba o que é a ABD".

O Instituto Arco-Íris, o www.glssite.com.br e a ABRAGAY/SC fazem questão de incentivar a pesquisa individual e o debate em grupos para que as pessoas possam compreender melhor o que é esta disfunção que pode levar muitas pessoas a pensarem de forma errada. O tema é longo, mas apenas algumas poucas leituras podem fazer com que você entenda que este fenômeno não dissocia seus portadores de muitas atividades.

Um exemplo: uma pessoa que lê um texto supomos compreender o significado do mesmo. Com algumas pessoas disléxicas, por exemplo, isso pode não acontecer. E, daí, geralmente a pessoa disléxica é confundida com a analfabeta funcional.

Outro: Uma pessoa disléxica pode ter dificuldade em escrever uma frase, ou um pequeno texto, trocando palavras ou a forma de escrita sai de forma ininteligível, mas, diante de uma máquina de escrever, a pessoa consegue escrevê-lo.

Independente dos casos, pessoas disléxicas podem se sentir deslocadas ou que não tem capacidade para compreender certas coisas, apenas porque se expressa de maneira diferente. A idéia é evitar o preconceito que pode levar a uma série de problemas relacionados a baixa auto-estima, etc.

Abaixo, relacionamos alguns endereços e textos que você pode acessar para compreender melhor este fenômeno que pode aparecer na sua escola, no seu trabalho,em sua casa:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s