412 negros assassinados em três meses no ES

Publicado: 17 abril, 2009 em gênero

Tatiany Volker Boldrini e Wanderson Oni Mansur

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) apontam que entre janeiro a 6 abril de 2009 o Estado do Espírito Santo registrou 528 homicídios, sendo que do total 412 são negros (250 deles jovens). As estatísticas confirmam denúncias de extermínio racial feitas pelo Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes) durante o ato público em 3 de abril.

“Os números demonstram a grande vulnerabilidade, o risco social a que estão submetidos jovens negros do estado. A violência no Espírito Santo continua aumentando e o extermínio da juventude negra ainda é uma realidade distante de ser superada”, de acordo com informações do Fejunes, que promoveu a manifestação na Praça Costa Pereira.

Durante o evento, o microfone foi aberto ao público para manifestação contra o preconceito racial. “Uma iniciativa como essa é importante, pois você sai daquelas duas datas já tradicionais do movimento negro, que é o 13 de maio e dia 20 de novembro. Se o racismo é uma prática diária, precisamos combatê-lo também cotidianamente, precisamos levar esse debate para a rua, com a sociedade”, refletiu Jorge José Viana, coordenador de cultura e diretor para assuntos raciais do Centro Comunitário Forte São João.

Nelma Gomes Monteiro, gerente de Políticas de Raça da Secretaria de Direitos Humanos de Vitória (Semcid), destaca a importância deste momento: “O racismo continua existindo neste país e o extermínio da juventude negra tem aumentado em função de uma teoria e cultura discriminatórias” .

Além do ato público, outras atividades vêm sendo desenvolvidas pelo Fejunes, a fim de contribuir para a reflexão da temática do racismo, como apresenta Stela Raiane da Silva, integrante do fórum. “É importante não só debater o tema com a sociedade, mas envolver a polícia nesta campanha contra o extermínio da juventude negra. Pretendemos também debater não só o genocídio de negros como o preconceito racial com jovens em escolas públicas e privadas ainda este ano”, informou.

O Ato Público pela Eliminação da Discriminação Racial foi realizado pelo Fejunes em parceria com a Gerência de Raça da Semcid e o Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vitória. O evento ainda contou com a distribuição de panfletos informativos para a população sobre o dia 21 de março e ainda a cartilha “Racismo: Tô fora” contendo dados sobre o extermínio da juventude negra capixaba, ambas produzidas pelo Fejunes e que podem ser encontradas no blog www.fejunes. blogspot. com ou a pedidos pelo email fejunes_es@yahoo. com.br.

Ao final do dia, foram apresentados o documentário realizadas ap resentações culturais e musicais no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Jucutuquara, com a participação de MC Tinho, MC Frajola, o bailarino Renato Santos e Fabian Afrikan.

21 de março lembra Apartheid e massacre na África do Sul

Segundo Nelma Gomes Monteiro, gerente de Políticas de Raça de Vitória, o ato vem no sentido de rememorar o dia 21 de março de 1960. “Esse dia é importante para a população negra mundial, pois lembra o ataque sofrido por manifestantes negros na África do Sul, numa época em que o país vivia em pleno Apartheid. No dia 21 de março mais de 60 negros foram mortos pela polícia local, enquanto faziam uma manifestação pela igualdade racial”.

Após esse acontecimento a opinião pública mundial intensificou a atenção à perseguição da população negra durante o Apartheid. Em 1969, a ONU oficializou o dia 21 de março como o Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial.

Analise DA SILVA
PROFA ADJUNTA FAE UFMG
Gabinete 1646
Tel 3409.6195
Roberto Warken
Sociólogo – Consultor Organizacional – Coach
Site:     http://www.warken.floripa.com.br
Blog:    http://warken.posterous.com
+55 (48) 9981-1278
Florianópolis-SC-Brasil

Posted via email from GLSSITE.NET

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s