Queremos ser Excomungados

Publicado: 11 março, 2009 em Uncategorized

09-03-2009 10:27:20 – Instituto de Estudos de Gênero promove eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher

Para os integrantes do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) no ano de 2009 o movimento de mulheres e o campo dos estudos de gênero vão ampliar suas reflexões sobre a trajetória feminista no mundo. O compromisso do Instituto com a pauta feminista na atual conjuntura, vislumbra a possibilidade de mais mulheres engajadas ocupando os principais espaços de decisão e elaboração política e acadêmica no país. 

Para dar sequência a esta pauta de pesquisas acadêmicas, o IEG programou uma série de eventos que acontecem nesta semana no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, justamente na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. 

Nesta segunda-feira (9/3), às 14h, no Auditório do CFH, será a aula inaugural da Pós Interdisciplinar e da Pós em História sobre o tema "Quando a gordura começou a deixar de ser formosura", com Irene Vaquinhas, da Universidade de Coimbra. Na seqüência haverá lançamento de livros e revistas. 

Na quarta-feira (11/3), dois eventos estão programados para o auditório do CFH. 

Às 16h30min: 
Palestra “Gênero poder e sexualidade”, com Françoise Gaspard, da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (ER)e Centre d’analyse et d’intervention sociologiques (EHESS/CNRS). 

Françoise Gaspard antes de seguir a carreira de pesquisadora foi prefeita, deputada européia, deputada da Assembléia Nacional, Conselheira Regional e Conselheira Municipal. 

Proferiu conferências em diversas universidades na Europa e na América. Participou de missões de assistência técnica na Europa, África e Haití, para introduzir a dimensão do gênero nas legislações e políticas nacionais. 

Foi nomeada, em janeiro de 1998, representante da França na Comissão da Condição da Mulher da ONU. Foi também a coordenadora de curso da Escola Nacional da Administração, do Instituto de Estudos Políticos de Paris e desde 2008 coordena curso na New York University Paris. 

Suas pesquisas acadêmicas se fizeram à luz dos direitos das mulheres na história das migrações, da sociologia urbana, dos movimentos sociais, da sociologia das mulheres e de gênero. 
Algumas de suas obras e artigos estão disponíveis em inglês, alemão, espanhol,árabe,japonês e português. 

Às 18h30min a mesa-redonda sobre “Violências e conjugalidades: reflexões sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres”. 

No dia 12/3, quinta-feira, será a vez da palestra “Estudos sobre as mulheres em Portugal”, novamente com Irene Vaquinhas, às 14h, na sala 334 do CFH. 

Instituto de Estudos de Gênero da UFSC criou a comunidade “Queremos ser excomungad@s”. 

Médicos, mãe e envolvid@s no aborto legal de menina de 9 anos vítima de violência sexual são excomungad@s por arcebispo. Por isso, o Instituto de Estudos de Gênero da UFSC criou a comunidade “Queremos ser excomungad@s”. 

Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos são direitos humanos. 

Saiba mais sobre o caso (e assine o manifesto de apoio): http://www.ccr.org.br/default.asp 

Participe da Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main?cmm=60071242&refresh=1#Community.aspx?cmm=60071242 

Porque quero ser excomungad@? 
Ajude a divulgar. 
Queremos ser excomungad@s! 

Fonte: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=8537&url

Posted via email from Roberto Warken

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s