Ladrões de Laptop mudam de tática – SP/SP

Publicado: 9 setembro, 2008 em Uncategorized

Fonte: http://txt4.jt.com.br/editorias/2008/09/09/ger-1.94.4.20080909.1.1.xml

Motociclistas atacam em trios, usam mala de entregador de pizza e atuam principalmente na Vila Olímpia, Brooklin e Jardins no início da noite

Camilla Haddad, camilla.haddad@grupoestado.com.br

Quadrilhas especializadas em roubar laptops na Vila Olímpia, Brooklin e Jardins, na Zona Sul, áreas nobres da Capital, mudaram seus métodos de assalto. Até o ano passado, agiam em dupla na mesma moto. Agora, segundo a polícia, atuam em trio – um homem em cada moto numa distância de 40 metros entre eles. Um dos ladrões faz o roubo, enquanto os outros dois dão cobertura, às vezes em um carro, cercando a vítima. O roubo dura no máximo dois minutos e em seguida fogem por ruas da região.

Outra tática é deixar um ladrão sozinho na moto. Ele surge na janela do motorista e ordena que entregue o laptop, quase sempre armado. Para não levantar suspeitas, ele carrega uma mochila nas costas semelhante às usadas pelos entregadores de pizza.

Ainda é comum o assaltante perambular pelos bairros com o capacete na cabeça. Na primeira oportunidade, ele ataca o executivo e leva o computador. “Isso não quer dizer que a população tem de sair correndo ao ver qualquer pessoa com capacete”, alerta um investigador ouvido pelo JT .

De acordo com a polícia, os endereços dos roubos dos equipamentos também mudaram. Até dezembro, as gangues assaltavam executivos no congestionamento na Avenida Nações Unidas, entre as pontes do Morumbi e Bandeirantes, na Zona Sul. Depois que os investigadores identificaram esse tipo de delito no local, os ladrões migraram para ruas como a Gomes de Carvalho, no Itaim-Bibi, e Cardoso de Mello, na Vila Olímpia, mas sempre no início da noite. As proximidades de prédios de empresas, hotéis que sediam convenções e universidades são pontos visados.

Ataques noturnos

Dados do 96º Distrito Policial apontam que esse tipo de crime também passou a ser registrado com maior freqüência nas Avenidas Luís Carlos Berrini e Roberto Marinho. Os ataques costumam ocorrer após as 19h30. Segundo policiais, uma operação diária é feita na região. São usadas viaturas descaracterizadas e duas com o símbolo da Polícia Civil.

Quando saía da empresa, na Rua Cardoso de Mello, o administrador de empresas Everson Lopes, de 25 anos, foi surpreendido por dois homens armados. Eram 18h30 e ele deixava o trabalho em direção a um bar, na mesma calçada. “Eu estava com a mochila nas costas, para disfarçar o notebook”, contou. “Mesmo assim dois homens armadas me pegaram e depois fugiram em motos. Levaram até meu celular e os documentos.”

O rapaz disse que, ao chegar ao 96º DP, foi informado pelo plantonista que casos como o dele eram cada vez mais comuns. “Se a própria polícia diz que é normal, a gente perde a esperança.”

Outra vítima, Ate Martinelli, gerente financeiro, de 30 anos, teve o laptop roubado na mesma região. “Um cara estava abaixado, perto da moto, parecia consertar algo. Ele levantou e mostrou um revólver. Eu estava saindo do trabalho e tive de entregar o computador.” O caso aconteceu às 19h30. “Se pegar táxi, chamo a atenção. Se for a pé até o estacionamento, também corro perigo. Falta luz ali e ronda da PM.”

Segundo o porta-voz do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente Pedro de Souza Lopes, somando os roubos em geral na Avenida Luís Carlos Berrini (Vila Olímpia), ruas Cardoso de Mello, Guaraiuva (Itaim) e Gomes de Carvalho, os notebooks representam 25,76% – de janeiro a julho. “Não acho que seja um número significativo, mas sabemos que estão acontecendo roubos ali, principalmente de quem chega de táxi vindo de aeroportos”, justificou o tenente.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) foi procurada por três vezes na semana passada para informar o número de ocorrências no 96º DP (Brooklin) e no 15º DP (Itaim-Bibi). A SSP informou que os dados não estão disponíveis pois requer um levantamento manual nos DPs.

Nova rotina

Ladrões em motos avançam em trios
Quase sempre armados, os ladrões atuam em trios, mas cada um em uma motocicleta, numa distância de uns 40 metros entre eles, para não despertar suspeitas da polícia. Enquanto um dos
assaltantes aborda a vítima no carro ou a pé, as outras duas
motos dão cobertura para a realização do crime

Forma de ataque
Assaltante usa mochila de fast-food
Outra estratégia adotada é agir individualmente carregando uma mochila nas costas, como se fosse um entregador de comida.
O ladrão aparece na janela do motorista, o ameaça com uma
arma, e exige que entregue o computador rapidamente.
Quando não está armado ele simula o uso de uma pistola

Despiste
Comparsas dão cobertura para fuga
Os criminosos também costumam assaltar com um homem em
uma moto e dois comparsas dando cobertura num carro. Na hora do roubo, um ladrão desce, pula para a garupa, rouba o laptop e depois volta para o carro. O bandido continua na moto sozinho, mas a polícia fica procurando dois homens numa motocicleta

Na calçada
Eles fingem consertar moto antes de agir
Em alguns registros de roubos de notebook na Vila Olímpia a polícia identificou que criminosos agem na calçada. Fingem que estão verificando algum problema na moto, geralmente uma Honda CG, e, quando percebem a vítima passando, atacam. O ladrão sempre está de capacete com as viseiras escuras

Locais e horários
Criminosos atacam no início da noite
Na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini e Rua Guaraiuva, bandidos atacam a partir das 19h. As vias são as campeãs de assaltos. Nas ruas Gomes de Carvalho e Cardoso de Mello, os roubos ocorrem após as 18h. Na Av. Nações Unidas, bandidos assaltavam até o ano passado às 8h30

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s