Brasil é campeão mundial no uso de comunidades, diz estudo

Publicado: 20 junho, 2008 em Uncategorized

da Folha Online

O Brasil é o país que mais usa sites relacionados a comunidades, tanto em horas gastas nesse tipo de site quanto no número de acessos. Dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ibope/NetRatings indicam que, em abril deste ano, 17,5 milhões de pessoas navegaram nesses portais utilizando conexão residencial –o maior número entre os dez países analisados pela empresa.

Nas contas do Ibope/NetRatings, o brasileiro fica, em média, cinco horas por mês em sites relacionados a comunidades. Nos outros países, esse valor não passa das duas horas, com exceção dos internautas do Reino Unido, que gastam duas horas e meia nesses portais.

A empresa inclui na categoria "comunidades" as páginas de redes Orkut e MySpace, blogs, microblogs, bate-papos, fóruns, grupos de discussão, mundos virtuais e outros sites semelhantes que reúnem grupos de interesse e de relacionamento.

Em abril deste ano, 17,5 milhões de pessoas utilizaram essas páginas por meio de internet residencial, o equivalente a 78,2% dos internautas ativos do mês. Depois do Brasil, vem o Japão, com 67,1%, seguido por França (60,9%), Espanha (59,6%), Itália (59%), Reino Unido (56,6%), e Estados Unidos (56,3%), Austrália (52,2%), Suíça (42,7%) e Alemanha (37,7%).

Faixa etária

De acordo com o Ibope, além dos adolescentes, crianças e adultos são responsável por esse crescimento das redes sociais no país. "Não é uma mudança [o uso por crianças e adultos] tão considerável quanto a existente no Reino Unido, mas já significa uma tendência a ser observada", afirma a empresa, no estudo.

'Esse maior interesse dos adultos pelas redes sociais indica que as empresas já podem começar a explorar o potencial das comunidades para um melhor relacionamento com esse público pela internet', diz o texto.

Os dados da pesquisa indicam que o Orkut continua líder absoluto desse mercado no Brasil, mas outras redes começam a aparecer na lista. Em abril, o Orkut recebeu 15,2 milhões de acessos, segundo o Ibope, seguido pela Sonico.com, com 1,7 milhões de usuários únicos, e o MySpace, com 868 mil.

O Facebook, que é um dos líderes mundiais nessa área, tem uma participação pequena no Brasil. Fica atrás de Via6, Hi5 e Habbo, com 365 mil usuários no mês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s