Governo federal lança plano contra Aids entre gays

Publicado: 26 março, 2008 em Uncategorized


Ministério da Saúde lança plano de combate à Aids entre gays

Campanha 'Faça o que quiser, mas faça com camisinha' tenta mudar quadro de aumento na incidência da doença

Da Redação

SÃO PAULO – O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira, 25, um programa para conter a incidência de Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre gays e travestis. O motivo que levou o governo a criar o projeto foi o crescimento no número de pessoas que contraíram essas doenças nos últimos anos.

Segundo um boletim do Ministério da Saúde, os casos de Aids tiveram um aumento de 17%, entre homossexuais e bissexuais de 13 a 24 anos, se comparado os anos de 1996 e 2006. Já entre pessoas de 25 a 29 anos, o crescimento foi de 11%, neste período. Apenas na faixa etária entre 30 e 39 anos houve uma queda na quantidade de pessoas que contraíram a doença: de 30%, em 1996, para 28%, em 2006.

Com o título "Faça o que quiser, mas faça com camisinha", o programa tem oito objetivos voltados para gays e seis para travestis. As prioridades do plano são a redução das vulnerabilidades associadas à orientação sexual, a garantia do acesso à prevenção da Aids, a ampliação de informações sobre essa população e a garantia de ações nas três esferas de governo.

Serão distribuídos 100 mil cartazes adesivos e 500 mil folhetos com informações sobre DST, Aids e o uso correto do preservativo, em locais que o público-alvo tenha acesso, como bares, boates, festas e espaços de freqüência gay, além de organizações da sociedade civil que trabalham com o público.

Maior incidência

Estudos do governo, feitos em 2004, estimam que a taxa de incidência de Aids na população homossexual brasileira é 11 vezes maior que na população geral. Isso indica 226,6 casos a cada 100 mil habitantes entre gays, enquanto na população heterossexual ocorre 19,5 casos a cada 100 mil pessoas.

Fonte: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid145646,0.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s