Release (Instituto Arco-Íris)

Publicado: 16 outubro, 2007 em Uncategorized

 
Alfredo Moffatt divulga TERAPIA DA CRISE em Florianópolis
Psicólogo Social argentino, mais importante da América Latina, visita Capital Catarinense
 
Está em Florianópolis, o psicólogo social argentino, Alfredo Moffatt. Discípulo direto de Enrique Pichón Rivière, Moffatt desenvolveu experiências comunitárias em hospitais psiquiátricos, com    populações em situação de vulnerabilidade social e em instituições de saúde mental na Argentina, Brasil, Paraguai, Equador, e nos Estados Unidos.
Para transmitir essa experiência de 45 anos com os setores excluídos, em situação de maior vulnerabilidade: meninos de rua, vítimas de catástrofes, adolescentes e famílias com problemas de violência e drogas etc, Moffatt participou da Palestra de Abertura da II Jornada de Psicologia do CESUSC nesta terça-feira e seguirá uma agenda de debates e cursos (abaixo).
Durante os anos da ditadura militar argentina, trabalhou com psicoterapias de emergência, o que resultou na elaboração de um modelo de atenção diferencial,   a Terapia de Crise. Segundo Moffatt  “a Terapia de Crise, é um guia que permite introduzir-se no processo caótico que é a crise permitindo operar reparatoriamente. O ser humano é uma história, um ser arrojado a seu futuro e, que tem o desejo de continuar existindo e de realizar seu projeto de vida”.
Em Buenos Aires criou a Comunidad Terapeutica El Bancadero e no Hospital Psiquiátrico Borda La Peña Carlos Gardel,  comunidade autogestionada pelos próprios internos, vivência que deu nascimento ao livro Psicoterapia do Oprimido, no qual propõe a criação de  comunidades populares que, através do resgate da cultura popular negada pelo sistema, recupere a identidade social e pessoal.
 
l        17/10/07 – 09:30h – Auditório do CFH (UFSC) – Palestra: Intervenções em classes populares, seguida de debate com alunos e professores, aberto à comunidade.
 
l        22 a 24/10/07 – das 14:00h às 18:30h – Auditório da Catedral Metropolitana – Seminário: Terapia de Crise, inscrições no local – Estudantes: R$ 30,00 – Profissionais e comunidade em geral: R$ 50,00.
 

Informações: (48) 3879.0030 – 9102.0787 – Irma Manuela Paso

 

Irma Manuela Paso
Presidenta – Instituto Arco-Íris – Florianópolis – SC – Brasil
Secretaria Executiva do Fórum Catarinense das ONG/AIDS
Membro da Coordinadora de ONG de las Américas sobre Sida, Cárcel y Encierro (COASCE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s